O Percurso da Sulake


Fundada em 1990 por uma pequena equipa, composta por Aapo Kyrölä and Sampo Karjalainen, a Sulake é uma empresa de entretenimento social focada em garantir um serviço online com segurança e diversão para autoexpressão através de seus produtos, mas principalmente o mais popular deles, o Habbo.

A sede da Sulake está localizada em Helsinki, Finlândia, mas possui também escritórios em Madrid, Espanha e em Londres, Reino Unido. A empresa já recebeu muitos prêmios pelo seu trabalho e produtos.
Durante todos esses anos na ativa, a Sulake teve muitos patrocinadores, como a MTV, UNICEF, Childline e LEGO. Sendo que a MTV deverá ter sido o patrocínio mais lucrativo de todos, pois o Habbo foi o patrocinador oficial do EMAs 2010, com muitos anúncios publicitários em toda a MTV Europa. Todos estes negócios de parcerias ajudaram a Sulake a aumentar significativamente os seus ganhos.

Em 2011, a empresa anunciou que Paul LaFontaine iria tomar o lugar de Aapo Kyrölä como CEO. No ano seguinte, 2012, ocorreu alguma turbulência e houve um corte de 25% nos trabalhadores e foram fechados todos os onze escritórios de cada região.

Mais tarde no mesmo ano, foram anunciados mais cortes na equipe, dando-se uma queda de 90 para 30 empregadores. Paul LaFontaine anunciou que estaria deixando seu cargo após quinze meses desde a sua entrada, foi então substituído por Markku Ignatius em janeiro de 2013. No entanto, em fevereiro uma empresa de telecomunicações finlandesa, de nome Elisa, anunciou que compraria a Sulake e em abril Antti-Jussi Suominen assumiu o lugar de CEO.

1999 – 2000 – O Início 

 

A história da Sulake começou em 1999 quando Sampo e Aapo criaram uma aplicação online chamada “Mobiles Disco” para a banda de um amigo. Após esta fazer sucesso e se tornar popular, eles decidiram desenvolver a ideia de criar um jogo online multiplayer. Com a ajuda de publicidade de agências finlandesas, “Taivos” e Dee Edwards (que teve a ideia do Habbo Hotel, ao qual deu-lhe o nome de “Hotel Goldfish”), este Hotel Goldfish (conhecido como “Hotelli Kultakala” em finlandês e que mais tarde veio a ser renomeado para Habbo Hotel) abriu as suas portas em Agosto de 2000 e a Sulake foi fundada oficialmente.


2001 – 2006 – A expansão

Crescimento do Habbo


Com o crescimento da comunidade, decidiram expandir em dois diferentes países e a marca Habbo foi oficialmente criada. Pensaram então em abrir mais quatro comunidades em 2003 e no final de 2004 haviam 16 hotéis de quatro continentes diferentes. Nesta altura, eram cerca de 160 funcionários a trabalhar na empresa. 

Coke Studios 


A Sulake ajudou muito num jogo de bate-papo online, o MyCoke (também conhecido como Coke Music e Coke Studios). No entanto, não foram os seus criadores nem comandaram o dito cujo, apenas auxiliavam na produção do jogo em conjunto com a Studiocom. MyCoke era um jogo popular e bastante semelhante ao Habbo Hotel, mas infelizmente fechou em dezembro de 2007 e os jogadores foram aconselhados a migrarem para o CC-Metro (Coca Cola Metro), que acabou por fechar em março de 2009.


Magic Kingdom & Jogos no celular 


A Sulake também criou e desenvolveu o motor de jogo para o “Disney’s Virtual Magic Kingdom” em maio de 2005. Ela tinha importância no desenho e desenvolvimento até ao seu encerramento em maio de 2008.
No fim de 2006, a empresa decidiu fazer uma pesquisa sobre as comunidades virtuais em celulares, levando à criação do “Mini Friday”. Este foi apenas um projeto de pequena escala que consistiu em cinco quartos onde os usuários podiam falar com outros e controlar os seus personagens. Cada utilizador criava um avatar e usava comandos, como “:go” para se mover entre quartos. O jogo esteve apenas disponível na segunda e terceira edição dos Nokia S60 e acabou em setembro de 2010. Após isto, a Sulake decidiu focar-se mais no seu outro jogo virtual, o BobbaBar.


2007-2009 – Fechamento de hotéis

Dias negros nas comunidades

Infelizmente tempos difíceis se atravessaram em três dos hotéis. O hotel da china fechou em agosto de 2007 devido à falta de interesse e falência. De seguida, foi o habbo russo que em fevereiro de 2009 fechou as suas portas, mais tarde em abril foi a vez do japonês encerrar suas funções.

Bobba Bar 


Em novembro de 2009, foi disponibilizado para download grátis, um mundo virtual para celulares chamado “BobbaBar”. O objetivo era ser usado como um lugar para conhecer, conversar, fazer amigos e namoriscar com outros (jogo recomendado para +17). Foi uma aplicação bastante popular, com cerca de 150000 registos no primeiro mês e com o crescimento significativo a cada dia. Em abril de 2014 foi anunciado o seu encerramento.


2010 – 2012 – Fusão de Hotéis e reestruturação


União de comunidades

Em 2010, foi decidido fundir todos os cinco hotéis de língua inglesa. Muitos usuários contestaram e protestaram contra esta medida, mas não adiantou de nada. Pensou-se que esta atitude devia-se a problemas financeiros que a empresa estaria a ultrapassar, mas a mesma nunca deu uma razão concreta sobre esta. Durante este período, foram feitas alterações também na equipe de moderação, pois os únicos que mantiveram o seu trabalho foram os do hotel da Singapura. Houve bastantes queixas por parte dos jogadores, devido à sua utilização e compreensão limitada do Inglês.

Lost Monkey & Niko



Em 2011, foi anunciado pela Sulake que estariam a lançar uma aplicação chamada “Lost Monkey” em que os usuários teriam a oportunidade de ganhar itens e um animal de estimação no Habbo Hotel. A aplicação ficou disponível para iPhone, iPod e dispositivos Android. Esta app tronou-se bastante popular o que levou à criação de uma nova plataforma chamada “Niko” no início de 2012. Este produto foi anunciado dentro do Habbo Hotel com o incentivo de mobílias para aqueles que baixassem o jogo, que estava apenas disponível para quem possuía iOS.


Reformulação da equipe

Em 2012, houve um corte de 25% nos trabalhadores da Sulake e foram fechados 8 escritórios. Foram ainda removidos todos os staffs da Singapura, sendo substituídos por residentes em Madrid. Isto levou a mais uma onda de descontentamento, porque em Madrid ainda se falava menos Inglês.
Em abril do mesmo ano, foi anunciado a abertura do Hotel turco, o que levou a uma grande surpresa para todos.

Controvérsia


Em junho de 2012, o noticiário do Canal 4 revelou que a Sulake estava a permitir a divulgação de mensagens pornográficas e violentas. Isto porque um repórter fez-se passar por uma pequena jovem de 11 anos e recebeu diversos pedidos de imagens pornográficas, num jogo em que o público-alvo são os jovens.
Como resultado disto a Sulake deixou todos os hotéis mudos, levando a protestos dos jogadores nos Espaços Públicos, segurando tochas.


Mais tarde, alguns mobis foram removidos e o filtro de palavras foi reforçado. Uma lista de medidas foram implementadas:
  • Teste para garantir o uso responsável do site;
  • Mais moderadores nos quartos;
  • Guardiões. Capazes de lidar com relatórios menos sérios, para que os moderadores possam resolver os mais graves;
  • Soluções para o chat por comportamento inadequado;
  • No verão de 2012, vários investidores, incluindo a 3i (que detinha 16% das ações) e a Balderton Capital, anunciaram que estavam deixando a empresa. Vários revendedores de cartões presentes Habbo, deixaram de vender produtos da Sulake.

2013 – Compra da Sulake


Em fevereiro de 2013 a companhia de telecomunicações finlandesa Elisa adquiriu 85% da Sulake, mais tarde obteu os restantes 15%, tornando-se a proprietária da empresa, possuindo todas as ações.

Sem comentários:

Enviar um comentário